domingo, 15 de março de 2009

Sobral - Sem o becco não se vive


O sol de Sobral não esfria fácil. Nem na sombra, não é lenda. Um mormaço enseba o rosto e a murrinha faz cangalha nos ombros e pia os pés de quem não está acostumado com o abafado que se demora por uma tarde inteira. Sobral não se incomoda de também ser assim. E causa espanto ver que as xicarazinhas de café quente do Café Jaibaras, um dos dois arcos de entrada do Becco do Cotovelo, não param de ser servidas pela simpatia de dona Expedita e seus 30 anos de pés de balcão. É ela que me oferece um preto pegando fogo, enquanto recolhe as vasilhas sobejadas. Balanço o indicador em riste, feito rabo fino de vira-lata sedento, e provo por sugestão do outro repórter um geladíssimo guaraná Del Rio. Ao preço de 60 centavos, cheiro e gosto de tutti frutti e infância, a invenção sobralense é um refresco. Imbatível. Por lá, chega a vender mais do que Coca-Cola.

Estamos no freje de Sobral, no Becco torto (por isso Cotovelo) mais frequentado que se tem notícia na região norte do Ceará. Encruzilhada inevitável por onde passa gente de toda laia: sobralenses ou viajantes, bacanas ou desprovidos, desocupados e compromissados. Seu Expedito Vasconcelos, 65, dono do Café Jaibaras há 30 anos (o estabelecimento já fez 55), dá notícia de Fernando Henrique Cardoso, Adísia Sá, Fernando Collor de Melo, Leonel Brizola, Ciro Gomes, dom Aldo Pagotto, Cid Gomes, Ary Sherlock, Rachel de Queiroz e outros. Já tomaram café servido por dona Expedita e deixaram a prova por escrito.

Para que o Becco nunca deixe de ser perene na memória, quem é "ilustre" e passa por lá é convidado a deixar recado e autógrafo em um livro que se propõem a ser parte da história do lugar em qualquer tempo. Inventado há 15 anos, FHC foi o primeiro a rubricá-lo. Por falar em "celebridades", Expedito Vasconcelos - eleito pela troça como "prefeito do Becco" - avisa que vai inaugurar uma "parede da fama" no Café Jaibaras. "Pés na Hollywood, mãos na Princesa do Norte", faz piada.

Porém a história dos mais de 150 anos do Becco do Cotovelo - seu surgimento é do fim do século XVIII, vai além dos visitantes efêmeros e é tramada por uma vastidão de universos que encarna o espírito de uma autoestima sobralense desmedida. Transborda os limites de seus 100 metros de tamanho e subjetividade.

O beco pode até ter nascido "engembrado", sem alinhamento, com a única serventia de ligar a Rua Velha do Rosário do povoamento da antiga Caiçara - primeiro nome de Sobral - à Rua Nova do Rosário. Mas hoje, entre a atual coronel José Sabóia e a coronel Ernesto Deocleciano há um entreposto etnográfico onde Sobral se refaz "passagem e permanência" segundo o olhar do pesquisador Gilmar de Carvalho (UFC), mestre, doutor e pós-doutor na investigação da diversidade cultural.

Sim, se para lá vão os políticos com o intuito de serem vistos e propagados por Sobral inteira, no Becco os próprios anônimos editam o fluxo das notícias políticas, futebolísticas, cotidianas e das maledicências sobre a vida alheia que dali correm pela cidade dividida - geográfica e socialmente - pelas ribeiras do Acaraú.

O factual ou boato surge de uma hora pra outra em meio à polifonia do burburinho. No pregão zoadento de quem está vendendo bugigangas ou no momento de fazer uma fezinha com seu Danrley, cambista do Becco há 40 anos. De lá, pode passar pelo vão apertado do mestre em consertar relógios de ponteiros Elias Felix Rocha, 87 anos, 66 de Cotovelo e fervilhar na banca de revistas pornôs de Felizardo Alves Figueiredo. Desletrado desde que nasceu há 75 anos, ele repete que reza por noites curtas e fins de semana breves na ânsia de "tornar", madrugador, ao redemoinho do Becco da velha Caiçara. "Sobral não é Sobral sem isso aqui".


CAMBISTA POETA
Danrlei, o cambista mais antigo do Becco do Cotovelo, é na verdade Raimundo Arruda de Sousa. Nem ele sabe por que ganhou esse segundo nome. Perto de fazer 74 anos, 40 frequentando o Becco de domingo a domingo, Danrlei já foi cantor de escola de samba, crooner de pé-de-serra, cordelista e jogador juvenil do Calouros do Ar.

BOCA NO BECCO
"Tá na boca do Becco,
Feliz ou infeliz de quem cair,
Se fala aqui de todo mundo.
E em um segundo
Você pode até crescer ou decrescer.
Cuidado com a escorregadinha.
Qualquer coisinha
Não tem apelo.
Vai cair
No Becco do Cotovelo
Time campeão
Tá na boca do Becco.
Quem ganha a eleição
Tá na boca do Becco.
Quem é ou foi ladrão
Tá na boca do Becco.
Corno, gay ou sapatão
Tá na boca do Becco".
(Danrlei Cambista)

ALGO DÃO
O Becco do Cotovelo foi cenário da instalação/site specific e vídeo "Algo dão", em 2005, da artista paulista Bia Cordovil. Duzentos quilos de algodão hidrófilo deram outro uso ao espaço do epicentro de Sobral. Novelos rolaram do museu Dom José Tupinambá da Frota interferiram no cotidiano do beco. Fale com artista pelo email: biacordovil@yahoo.com.br

DICA DE LIVRO
Cafezinho a R$ 0,50 é a especialidade do Café Jaibaras. Mas lá também, o freguês pode comprar por R$ 30,00 a 3ª edição do livro História de Sobral. Um clássico lançado, em 1952, por dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da diocese de Sobral. A obra é um documento de 629 páginas sobre a origem da Caiçara e fatos históricos do Ceará.

GUARANY DE SOBRAL
Em uma das paredes do Flora Café, na esquina da Coronel Ernesto Deocleciano, estão expostas camisas rubronegras. Do Flamengo? Nem pensar, quem canta de galo em Sobral é o Guarany. Equipe do baixinho Clodoado, ídolo do time de Luiz Torquato, também proprietário do Flora Café.

TEORIA DA RELATIVIDADE
Foi pelo Sol de Sobral que se comprovou a Teoria da Relatividade. Dia 29 de maio próximo, será o 90º ano em que a cidade foi visitada por uma expedição científica, dos pesquisadores Charles Davidson e Andrew Crommelin, a mando de Albert Einstein. Com fotos de um eclipse naquela data, registraram a reflexão da luz nas proximidades do sol. Sobral tem o Museu do Eclipse para registrar a importância que a cidade teve para o novo entendimento do universo.

FRASE
"O problema concebido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil." (Albert Einstein, cientista, após comprovar a Teoria da Relatividade a partir de Sobral-Ceará)

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Um canal de divulgação da politica, esporte, cultura e história do Ceará e do Nordeste.

Powered By Blogger